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7 estratégias para aumentar vendas na indústria

  • fevereiro 24, 2022
  • marketing industrial, marketing para indústrias, vendas na indústria
Tempo de Leitura: 5 minutos.

O ano já começou, mas ainda dá tempo de investir em ações para aumentar vendas na indústria. Afinal, se você quer resultados a curto, médio e longo prazo, precisa começar agora mesmo! 

As tendências de vendas revelam a transformação que o mercado está enfrentando, tanto no comportamento do consumidor, quanto nas inovações digitais e de processos.

Neste artigo, vamos te mostrar 7 práticas para aumentar vendas na indústria. Você observará, ao longo deste texto, que algumas estratégias são mais conhecidas, enquanto outras são pautadas pela recente disseminação da inteligência artificial e inovações tecnológicas. 

Vamos lá?!

Como aumentar vendas na indústria

1. Invista em branding

Antes de mais nada, invista no branding da sua indústria. Essa é a ação que oferecerá a base para que todas as outras estratégias de venda tenham um norte e sejam coerentes. 

Muito além de um “visual” bonito, o branding é o conjunto de ações que cria conexões e comunica o posicionamento da empresa para o seu público. Se a indústria tem um propósito, ele precisa ser comunicado da maneira correta e isso acontece através do branding. 

Resumindo, o branding é responsável pela gestão da marca, fazendo com que ela se torne referência no segmento de atuação.

Faz parte do branding da empresa:

  • Nome
  • Slogan
  • Logotipo
  • Linguagem
  • Identidade visual
  • Símbolos, cores, sons e discursos
  • Histórias, expectativas e memórias 

Em resumo, você saberia dizer o que sua indústria tem feito para criar sensações memoráveis nos clientes?

2. Estabeleça processos híbridos

Os processos híbridos consistem no equilíbrio entre ações remotas e presenciais, ou online e offline, tanto no que se trata da divulgação de produtos, quanto estratégias de vendas.

O marketing, por exemplo, é dividido em duas abordagens bem conhecidas: o inbound e o outbound. Enquanto a primeira investe esforços na atração espontânea de leads, a segunda toma o caminho inverso, em que a empresa busca e aborda clientes. 

A pandemia trouxe um aumento significativo nos investimentos em inbound marketing, ferramentas digitais, e-commerces, marketplaces e outros tipos de vendas online. Afinal, essa foi a razão pela qual muitas empresas, inclusive indústrias, conseguiram manter suas atividades no período de isolamento. 

Assim, se você quer se aprofundar sobre o inbound e outbound, leia este artigo.

Por fim, para estabelecer processos híbridos, é necessário que a indústria seja organizada, invista em estratégias de gestão, controle de produção, softwares e tenha um CRM, por exemplo. Isso porque ela precisará se fazer presente em múltiplos canais digitais, sem deixar de lado as abordagens de vendas no presencial ou via telefone.

  • Leia também: Benefícios de implementar um CRM na indústria

3. Pratique o marketing de relacionamento

Muitas vezes ouvimos dizer que uma empresa, seja ela indústria ou não, precisa estabelecer boas relações. Logo, a primeira coisa que vem à mente, é a interação e respeito com clientes.

No entanto, é importante lembrar que uma empresa não é feita apenas de seus compradores, e existe uma cadeia de pessoas envolvidas no processo de vendas, especialmente no caso da indústria.

Por isso, queremos deixar uma reflexão: como você tem se relacionado com a equipe interna, com os fornecedores, representantes e revendedores? Esses profissionais estão intimamente relacionados com o aumento de vendas na indústria.  

  • Leia também: Employer branding: o que é, qual a importância e principais estratégias 

Um bom exemplo de marketing de relacionamento, na prática, é oferecer materiais de apoio para os representantes e revendedores, como catálogos, folders, banners e cards para redes sociais. Neles, você exibe os seus produtos de maneira personalizada e, ao mesmo tempo, permite que o revendedor coloque a marca da empresa dele nos materiais. 

Assim, você valoriza o trabalho desses profissionais, reconhece sua importância para a lucratividade da indústria e mostra que eles podem contar com a sua marca para atender bem aos clientes e vender mais. Afinal, são eles que atuam na linha de frente, em contato direto com os compradores dos produtos que você oferece.

4. Instale chatbots nos canais de atendimento

chatbots - aumentar vendas na indústria

O sonho de qualquer administrador, gestor ou dono de uma indústria é que suas vendas aconteçam 24 horas por dia. 

Como nada é impossível para a tecnologia, os chatbots em canais de atendimento se mostram uma excelente alternativa para aumentar vendas na indústria.

Essa ferramenta nada mais é do que um robô que dispara mensagens automáticas para orientar, atender e, com canais automatizados, fechar negócios com o cliente a qualquer momento do dia, mesmo fora do horário comercial.

Além disso, o chatbot deve representar a sua indústria. Assim, isso significa que ele não pode ser um simples robô despersonalizado… Ele deve falar pela marca e englobar seus valores. Para criar o seu chatbot, faça a seguinte pergunta: se a marca fosse uma pessoa, como ela seria?

5. Participe de feiras e eventos

As feiras e eventos são excelentes para a indústria exibir sua marca, expandir a rede de contatos, aumentar vendas e se mostrar especialista no segmento de atuação. Além disso, é o ambiente ideal para acompanhar as práticas inovadoras do mercado e observar a concorrência.

Assim, com o retorno gradual das atividades presenciais no pós-pandemia, as feiras e eventos se mostram uma das maiores tendências. 

Fique atento ao calendário de ações nacionais e internacionais promovidas para o seu setor e reserve um orçamento para essas práticas. Nesse sentido, planejar e estabelecer objetivos é indispensável para que a participação da sua indústria não seja frustrante para nenhuma área da companhia e atenda objetivos gerais.

6. Aposte na diversidade de canais e mídias

Não importa qual é o seu segmento, uma coisa é certa: você precisa estar onde seus consumidores estão.

Por exemplo: uma pesquisa realizada pela SEO Hedgehog Digital, em dezembro de 2021, mostrou que 70% dos brasileiros pesquisam produtos para consumo no Google.

  • Leia também: O que está impedindo sua marca de aparecer no Google? 

Isso significa que a presença da sua indústria deve constar em canais e mídias diversas, para atingir o maior número possível de leads qualificados. 

Nesse sentido, é essencial que a sua indústria:

  • Tenha um bom site
  • Crie uma conta no Google Meu Negócio
  • Invista em rankeamento para aparecer entre os primeiros resultados do Google
  • Alimente perfis nas Redes Sociais
  • Invista na distribuição de materiais offline como folders, banners e catálogos com QR Code para canais digitais
  • Produza vídeos para plataformas como o Youtube, Reels e TikTok

Por fim, é essa diversidade de canais que permite mais possibilidades de vendas, dependendo da mídia que o cliente utiliza com mais frequência.

7. Ofereça treinamento para a equipe

Por fim, diante de tantos investimentos e preparações para aumentar vendas na indústria, é essencial que a sua equipe esteja preparada para as demandas e quantidade de leads que surgirão. 

O treinamento da equipe de vendas deve abranger o ensino sobre a marca, produtos e perfil de clientes. Além disso, deve orientar na gestão e acompanhamento dos canais on e offline, para que ela esteja sempre pronta para as particularidades do atendimento em cada um. 

Além disso, a indústria também deve investir na integração das equipes de marketing e vendas. Leia mais clicando aqui:

  • Leia também: Alinhamento marketing e vendas. O passo essencial para a sua indústria crescer 

–

E então, gostou de relembrar estratégias e conhecer tendências de vendas na indústria? Em nosso blog, você encontra muitas outras dicas para impulsionar seus negócios. Que tal fazer uma maratona de leitura? Basta clicar aqui!

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