Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Inbound e Outbound Marketing: como unir as estratégias e aumentar as vendas na indústria?

Apesar de parecerem opostas, o inbound e outbound marketing são excelentes estratégias que, ao invés de se anular, podem (e devem!) caminhar juntas para conquistar o sucesso do seu negócio.

A transformação digital trouxe inúmeras vantagens para as empresas. Porém, se por um lado, muitos processos internos ficaram mais fáceis de executar, por outro lado, muitas equipes sentiram o impacto dos desafios provocados por tantas mudanças. Afinal, as demandas dos clientes e a maneira de se relacionar com eles mudaram.

Quer entender como o inbound e outbound podem se integrar e ajudar sua indústria a aumentar as vendas? Então, pegue um café e continue lendo esse artigo! 

O que é inbound marketing? 

Inbound marketing, em português, significa “marketing de atração”. Trata-se, acima de tudo, de atrair e nutrir possíveis leads com conteúdos valiosos antes de converter uma venda. Nesse sentido, o principal objetivo dessa estratégia é fazer com que o cliente busque a empresa, e não ao contrário.

Com a estratégia de inbound, a empresa pode utilizar formulários para captação de leads, além de divulgar conteúdos. Além disso, é possível estabelecer autoridade com um bom planejamento de automação de e-mails e acompanhamento do funil de vendas. Os canais mais utilizados para aplicar o inbound marketing são:

  • Sites
  • Blogs
  • E-mail
  • Redes sociais
  • E-books
  • Vídeos
  • Landing pages

A verdade é que não existe uma metodologia fixa para aplicar o inbound nas diferentes plataformas digitais, afinal, o mercado é aberto para a criatividade das companhias. No entanto, uma coisa é certa: não há como fugir! Atualmente, para a empresa ter sucesso, aumentar as vendas e gerar escala a estratégia de inbound é essencial.

Veja também: Como aplicar inbound marketing e aumentar as vendas? 

O que é outbound marketing? 

O outbound marketing (traduzido como marketing de saída) ou “marketing tradicional” é entendido como uma maneira mais clássica de aplicar as estratégias de marketing em seu negócio. Assim, seu principal objetivo é oferecer um produto ou serviço para um público. Nesse caso, é a empresa que procura o cliente para iniciar uma conversa. 

O outbound também é conhecido como “prospecção ativa” ou “de interrupção”, onde o comercial da empresa busca, de forma ativa, interromper e chamar a atenção do seu prospect. 

Assim, são exemplos de outbound marketing tradicionais:

  • Comerciais de TV
  • Jornais
  • Anúncios impressos
  • Feiras comerciais

Com a transformação digital, um novo conceito de outbound marketing surge e ganha força no mercado: o outbound 2.0 ou cold calling 2.0. Nesse novo modelo, as ferramentas digitais também compõem a estratégia e aproximam seu conceito ao de inbound marketing. 

Veja alguns exemplos de outbound 2.0:

  • Banners
  • Cadências de E-mails 
  • Pop-ups 
  • Ligação telefônica
  • Conexão em redes sociais 

Entendeu as principais diferenças entre inbound e outbound marketing? Então, agora vamos aprender a integrar e otimizar as duas estratégias para a sua indústria vender mais. 

8 dicas para otimizar e integrar as estratégias de inbound e outbound

Quer algumas dicas para otimizar e integrar as ações de inbound e outbound da sua indústria? Confira: 

  1. Primeiramente, integre o time de marketing e vendas da sua indústria
  2. Em seguida, crie a persona da sua indústria
  3. Realize um planejamento de comunicação
  4. Segmente seus leads
  5. Estabeleça contato personalizado com os seus leads
  6. Estabeleça parcerias
  7. Aplique estratégias em modelos físicos e digitais
  8. Participe de eventos on e offline

O que a integração dos times tem a ver com inbound e outbound? 

Antes de mais nada, a integração dos times tem tudo a ver com a estratégia inbound e outbound! Enquanto a equipe de marketing centra os seus esforços em apresentar a marca, atrair e nutrir leads, a equipe de vendas, por sua vez, mantém o foco em fechar negócios. 

Quando os objetivos e valores das equipes não estão alinhados, é muito comum que se crie um gap em pelo menos uma das fases do processo que envolve os dois times. Nesse sentido, é importante que a equipe de vendas esteja ciente da importância do inbound na geração de leads mais preparados, informados e decididos a fechar negócios. 

Ao mesmo tempo, também é crucial que, em algum momento do processo, a equipe de marketing trabalhe na divulgação e consolidação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa para facilitar a venda. Desse modo, cria-se um trabalho de colaboração onde as duas pontas do processo ficam alinhadas com os objetivos da empresa.

Por fim, para entender como alinhar as duas equipes na prática, leia o artigo Alinhamento Marketing e Vendas. O passo essencial para a sua indústria crescer disponível em nosso blog.

Então, se esse conteúdo te ajudou a repensar as estratégias aplicadas em sua indústria, compartilhe com pessoas que também podem se interessar pelo assunto.

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