Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Employer Branding: o que é, qual a importância e principais estratégias

Você já ouviu falar sobre Employer Branding? Essa poderosa técnica permite construir uma imagem mais positiva da sua empresa, por meio de estratégias que expressem a essência do que a sua marca acredita e propaga. Com ela, é possível atrair novos talentos para compor o seu time de funcionários, mas também criar uma relação mais segura e duradoura com os seus atuais colaboradores. 

Neste artigo, conheça o que é o Employer Branding, sua importância para as indústrias e quais as principais estratégias que você pode colocar em prática.

O que é Employer Branding?

Employer Branding é um conjunto de técnicas e estratégias que visam construir uma imagem positiva da empresa para o mercado. No entanto, essa percepção se restringe a sua empresa como local de trabalho, tendo os profissionais do seu segmento como público-alvo. A ideia é mostrar que a empresa é um ótimo lugar para se trabalhar, por meio de estratégias honestas e que impactem não somente as pessoas de fora, mas também as de dentro. 

Qual a importância do Employer Branding para sua empresa?

Com estratégias bem definidas, é possível manter os melhores colaboradores dentro da casa, crescer e ainda se tornar destaque entre os seus concorrentes. Essa estratégia de branding reforça os pontos positivos que a sua empresa tem, fortalecendo a imagem para atrair profissionais talentosos para o time, que naturalmente irão disputar as vagas disponíveis. Outro ponto bastante importante é que os seus colaboradores atuais também verão a empresa como um ótimo lugar para desenvolverem o seu potencial, além de enxergar uma valorização profissional ainda maior.

Estratégias para aplicar na indústria

Confira, agora, algumas estratégias de Employer Branding que você pode implementar na sua indústria:

  • Faça uma análise da sua empresa

Em primeiro lugar, é importante que você entenda em qual cenário a sua empresa se encontra. Você pode começar verificando a percepção que os colaboradores têm da sua empresa, e depois, analisar as respostas. O resultado dessa pesquisa (que pode variar entre formulários e entrevistas) vai ser a base para todas as outras etapas a seguir.

  • Defina objetivos e crie um planejamento

É hora de planejar! O Employer Branding não traz ações isoladas e imediatas. Ou seja, ele é um processo que requer ações claras, objetivas e planejadas. Portanto, defina quais serão os objetivos que você deseja alcançar, os recursos disponíveis, o cronograma a ser seguido, os indicadores que serão usados na mensuração dos resultados e também os profissionais envolvidos em cada ação. Tente detalhar o máximo possível.

  • Tenha uma cultura forte na sua empresa

Cultura organizacional é criada de acordo com um conjunto de hábitos, crenças, valores, princípios e propósitos que a sua empresa segue e expressa. Então, certifique-se de que você está fornecendo um local de trabalho seguro e agradável, que corresponda às expectativas dos seus atuais colaboradores (e que você pode compreender na pesquisa que mencionamos) e busque traçar um foco da cultura da sua empresa para comunicar.

  • Defina o que você irá querer comunicar

Qual é a mensagem que você deseja passar? Que é ótimo trabalhar nela não é o suficiente. A comunicação entre empresa e público conta muito para a construção da imagem que ela transmite. Nesse sentido, busque encontrar mensagens diferentes para cada ação que você fizer, que sejam claras e diretas. Mas cuide para não destoar da essência da sua marca.

  • Identifique quais são os seus públicos

Para quem você quer comunicar? Leve em consideração as necessidades da sua empresa e os perfis desejados para cada cargo – quais são os conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos compatíveis com a sua empresa. Lembre-se de colocar os seus colaboradores como centro das atenções, afinal, eles são um público importante que você tem.

  • Crie ações de marketing digital

Enfim, chegou a hora de colocar todo esse planejamento em prática! Então, implemente ações de branding e foque a sua criatividade e dedicação no marketing digital. Além disso, atualize suas redes sociais, crie um blog corporativo e com a participação de seus colaboradores, publique depoimentos, mostre o dia a dia da empresa, publique as vagas em plataformas específicas, etc. 

Este foi o nosso artigo sobre o que é Employer Brading, qual sua importância e principais estratégias para por em prática. Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para baixar o nosso eBook: Vendendo mais na indústria: por que marketing e tecnologia aceleram suas vendas. Até a próxima!

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