Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Benefícios de implementar um CRM na indústria

Você sabe o que é CRM na indústria? A sigla para Customer Relationship Management diz respeito aos processos, estratégias e ferramentas usadas para gerir vendas. Com ele, também é possível estreitar a relação da sua indústria com o público.

Contudo, hoje em dia o conceito de CRM também se refere aos sistemas usados para centralizar os dados sobre clientes e negociações. Seu objetivo é criar experiências únicas de acordo com o perfil de cada consumidor. Outros objetivos envolvem impulsionar o volume de vendas e garantir um melhor nível de competição no mercado.

Para você ter ideia, uma pesquisa do NIC.br divulgada pelo Portal Administradores aponta que os softwares de CRM já são utilizados por 48,39% das empresas brasileiras. 

Mas afinal, o que torna essa tecnologia tão difundida entre os negócios modernos e como ela funciona? Descubra ao longo deste artigo.

O que é um sistema de CRM na indústria?

Conforme mencionamos, um sistema de CRM na indústria serve para gerenciar processos de vendas e garantir uma melhor relação com os clientes. Para isso, a tecnologia registra todas as informações a respeito do público e das negociações da empresa. A ideia é que todos os dados sejam concentrados em um único ambiente eletrônico. Assim, é possível acompanhar os clientes desde o seu primeiro contato com a marca até o fim da conversão.

O software organiza:

  • Informações de contato
  • Dados de interações
  • Históricos de compras
  • Desafios e preferências da audiência

A partir desses e outros elementos, os gestores podem então compreender e acompanhar todo o ciclo de vida dos seus clientes e demais públicos de interesse.

Para que serve um CRM?

Com as informações coletadas, registradas e organizadas, você pode compreender com precisão quais são os perfis dos seus diferentes segmentos de clientes. Por meio desse diferencial, é possível adaptar produtos ou serviços de acordo com as demandas do público. Assim, você também pode personalizar ofertas, segmentar abordagens de vendas, entre outras otimizações das conversões. 

Além disso, o CRM para indústrias armazena todos os detalhes das suas negociações. O histórico, as anotações, os e-mails, as conversas com os clientes e outros dados importantes ficam registrados no sistema, disponíveis para consulta sempre que necessário. 

Com isso, é possível entender melhor sobre a relação da empresa com os seus clientes e garantir informações importantes para novos contatos sempre em mãos.

Somada a essas vantagens, a tecnologia também auxilia na organização interna, com listas de tarefas, avisos de reuniões, agendamentos de visitas, ligações, etc. Ou seja, o CRM é um importante aliado para aumentar o rendimento das equipes de vendas. 

Por fim, esse tipo de software também é uma excelente fonte de métricas, para que você tenha uma tomada de decisão mais embasada e assertiva. Com base nas atividades e nos objetivos da indústria, é possível analisar itens como o volume de negócios fechados, o número de ligações ou e-mails, os resultados dos ciclos de vendas, entre outros.

metricas com crm na industria

Quais as suas vantagens?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e de um número crescente de dados para gerenciar, o CRM na indústria é uma fonte importante de otimização.

Ao organizar as demandas internas, gerenciar os ciclos de vendas e aprimorar as abordagens junto à carteira de clientes, o sistema permite: 

  • Compreender melhor as expectativas, dores, necessidades e preferências dos consumidores
  • Otimizar a prospecção, atração e retenção de novos clientes
  • Fidelizar e aumentar o nível de satisfação do público atual
  • Acessar as informações relevantes para gerenciar o negócio em tempo real e de maneira mais organizada
  • Reconquistar clientes que abandonaram a empresa ou que estão frustrados com suas experiências anteriores
  • Favorecer o volume de vendas por meio de cross sellings e up sellings mais efetivos
  • Obter dados relevantes e precisos para aprimorar a tomada de decisão

Se você gostou de entender por que utilizar o CRM na indústria e quer garantir ainda mais insights para impulsionar as suas operações, confira nosso conteúdo Como saber se um lead está pronto para o time de vendas.

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