Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

O que está impedindo a sua marca de aparecer no Google?

Em meio a tantas estratégias de marketing digital e com uma alta competitividade entre empresas, é essencial fazer a sua marca aparecer no Google. Isso porque essa é a maior e mais popular plataforma de pesquisas do mundo; quem não costuma ir lá para procurar um produto, a localização de uma loja, o horário de atendimento de um mercado, ou sugestões de empresas na hora de contratar um serviço? Se é uma plataforma útil para os consumidores, é uma grande oportunidade para as empresas se mostrarem na primeira página. No entanto, o desafio é: como fazer com que o meu site fique bem colocado nessas pesquisas? 

Por isso, neste artigo, te contaremos a importância de aparecer no Google e algumas dicas muito úteis de como aparecer no topo do buscador.

Por que é importante a sua marca aparecer no Google?

De acordo com uma pesquisa da Internet Live Stats, são realizadas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas no Google diariamente, em todo o mundo. Em algumas datas, esse número acaba sendo ainda maior: no dia em que escrevemos essa matéria, o número chegou a 5 bilhões. Isso significa que as pessoas estão buscando soluções para os seus problemas e sanando suas curiosidades sobre determinados assuntos. A sua marca, por exemplo, pode ser um deles. Mas não basta apenas estar no Google: é preciso estar no topo das pesquisas. 

Quando você vai pesquisar sobre determinado assunto, raramente você vai para a segunda página de pesquisa, certo? Você provavelmente clica nos primeiros sites que aparecem na lista. Portanto, quanto mais no topo das pesquisas a sua marca aparecer, maiores são as chances do seu site receber cliques. Mas como fazer com que isso aconteça? Nós preparamos algumas dicas valiosíssimas que irão te ajudar. 

Como aparecer nas primeiras posições?

Existem várias estratégias que podem te ajudar a elevar a visibilidade da sua marca. No entanto, lembre-se que ter uma boa reputação também conta, pois caso o nome da sua marca seja mencionado em sites, ou então que o perfil da sua empresa seja marcado em alguma rede social, por exemplo, é possível que o Google mostre essas menções nas primeiras páginas também. Confira, agora, algumas estratégias:

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Um dos passos mais essenciais nesse planejamento é criar uma conta para a sua empresa no Google Meu Negócio. Essa plataforma permite adicionar uma ficha de informações sobre o que você oferece, mas também é um recurso que possibilita a conexão com os seus clientes por meio da busca no Google e no Google Maps – isso tudo de forma gratuita. É possível adicionar fotos, receber reviews, e muito mais. Clique aqui e veja como criar sua conta.

Produza conteúdos para as Redes Sociais

A sua marca precisa ter redes sociais compatíveis com o perfil do seu público. Devido a grande relevância do Instagram, muitos perfis acabam aparecendo nas primeiras posições orgânicas do Google quando pesquisado o nome da marca. Portanto, capriche na sua conta: produza conteúdos de qualidade e que tenham relevância para o seu público. Dessa forma, quando aparecer o nome da sua marca listada na página principal do buscador, as chances das pessoas seguirem o seu perfil e acompanharem o seu trabalho são bem maiores.

Tenha um site leve e responsivo

Sites responsivos são aqueles que conseguem se adaptar em diferentes formatos de telas, sejam elas de computadores, celulares ou tablets. O Google acaba priorizando esse tipo de site na hora da pesquisa, pois o objetivo é oferecer a melhor experiência para o usuário. Então cuide desse detalhe e tenha certeza de que o site da sua marca está adequado e preparado para todos os tipos de telas. Além disso, não utilize elementos pesados na construção da estrutura do site. Isso acaba interferindo no interesse das pessoas em navegar por ele, afinal, ninguém quer ficar esperando um site levar vários segundos para carregar em cada página, não é?

Utilize técnicas de SEO

Você já ouviu falar sobre SEO? Em português, essa sigla significa “Otimização para Mecanismos de Busca”, e como o próprio nome diz, comporta várias técnicas que ajudam o seu site a aparecer nas primeiras páginas do Google. Algumas dicas que citamos, como a questão das páginas responsivas e leves, são algumas delas. No entanto, queremos enfatizar outras práticas que consideramos relevantes para a melhor indexação do seu site. Confira:

  • Utilize palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e com o nome da marca, assim, quando uma pessoa pesquisar por elas, as chances do nome da sua marca aparecer são maiores;
  • Crie um blog dentro do seu site e comece a criar conteúdos de acordo com o funil de vendas. Fale sobre temas relevantes e que tenham a ver com o seu produto/serviço. Leia mais sobre isso clicando aqui;
  • Use link building, que são conexões entre páginas por meio de links estratégicos. Por exemplo, em uma página sobre o seu produto, coloque um link de um conteúdo rico;
  • Adicione vídeos e imagens nas páginas do site, pois assim eles poderão aparecer também nas outras abas de pesquisa do Google que não sejam necessariamente a da “Pesquisa Web”.

Este foi o nosso artigo sobre como fazer a sua marca aparecer no Google. Gostou desse conteúdo? Então leia sobre o que é Growth Hacking e como aplicá-lo. 

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