O trabalho de marketing industrial é essencial para o sucesso de qualquer indústria, desde o que tange a consolidação da marca no mercado, os valores que ela busca transmitir, sua identidade enquanto empresa e a divulgação estratégica de cada produto.
Afinal, toda indústria quer se destacar, aumentar suas vendas, expandir o chão de fábrica e bater metas. Portanto, é essencial estruturar seu processo de vendas e investir em comunicação.
- Leia também: Como Estruturar o Processo de Vendas na Indústria
Assim, com a força das redes sociais e outras ferramentas de crescimento digital, tornou-se impossível acompanhar e bater a concorrência sem traçar um plano estratégico de presença online.
Então, neste artigo, vamos revelar o segredo da publicidade para vendas complexas, apresentando as principais diferenças entre as estratégias de marketing B2B e B2C. Acompanhe com a gente!
Como aplicar o marketing na indústria?
Há até pouco tempo, o marketing digital não era comum em empresas do setor B2B. Afinal, a ideia de que a propaganda deveria ser feita apenas por empresas direcionadas ao consumidor final ainda era muito forte, provocando uma visão equivocada nos gestores das fábricas, restringindo seu alcance e limitando o número de clientes.
Então, se a sua indústria ainda não começou a investir na presença online e no marketing digital, a hora é agora!
Primeiramente, você pode investir em uma equipe interna ou agência especializada. Além disso, existem muitos casos em que essas duas equipes trabalham em parceria.
O que é importante de se destacar aqui, é que a comunicação e as estratégias pensadas para uma indústria têm particularidades. E, claro, são muito diferentes das estratégias adotadas por agências com foco B2C.
Nesse sentido, escolher profissionais especializados para realizar o marketing da sua indústria é importante para gerar resultados satisfatórios e valorizar o seu investimento.
Então, veja, a seguir a diferença entre os termos B2B e B2C e como ela impacta no tipo de comunicação adotada pelas agências especializadas em cada tipo de negócio.
Diferenças entre estratégias de marketing B2B e B2C
B2B e B2C são duas siglas que se referem ao tipo de público ao qual determinada empresa dirige sua comunicação, seus esforços e seus produtos.
Então, para entender a diferença entre as estratégias de marketing aplicadas em vendas B2B e B2C, primeiro é importante compreender as principais diferenças entre os dois termos. Veja:
B2B | B2C |
Business to business | Business to customer |
Atende outras empresas | Atende o consumidor final |
Operações de vendas demandam mais tempo e critério | Operações de vendas são mais rápidas e competitivas |
Geralmente, os produtos são comercializados em grandes volumes | Geralmente, os produtos são adquiridos por impulso e desejo imediato |
Clientes fiéis com pedidos frequentes | Clientes pouco fiéis |
Qualidade do produto, rapidez na entrega e oferecimento de garantia | Competitividade nos preços |
Ticket médio alto | Ticket médio baixo |
Venda complexa e ciclo de compra longo. Pode exigir aprovação de cadastro, análise de crédito e faturamento | Venda simples. Maior volume de operações, de maneira heterogênea e dispersa |
Agora, veja a comparação entre o tipo de comunicação para cada negócio:
B2B | B2C |
Marketing digital em redes sociais, blogs, sites, e-mails, lojas virtuais e anúncios | Marketing digital em redes sociais, blogs, sites, e-mails, lojas virtuais e anúncios |
Campanhas personalizadas e criteriosas | Ações em massa para o maior número possível de pessoas que se enquadrem na persona da empresa |
Comunicação personalizada e objetiva, levando em consideração as particularidades dos clientes da indústria | Comunicação clara e diferenciada, para se destacar em meio à concorrência |
Qualidade do produto, garantias e prazos de entrega são gatilhos importantes | Preços e condições especiais de pagamento são gatilhos importantes |
Estratégia de conteúdos interessantes, personalizados e diferenciados. O cliente precisa entender o problema que possui e visualizar a solução utilizando o seu produto. | Estratégia de conteúdo direto e visual, que são gatilhos para a impulsividade característica deste tipo de negócio |
Por que investir em uma agência especializada em marketing industrial?
Diante de todos os desafios que o marketing industrial pode apresentar, é muito provável que as estratégias comumente adotadas por agências B2C não funcionem de maneira adequada para o público B2B.
Afinal, o tempo de adaptação de uma agência acostumada com a comunicação para o consumidor final pode ser longo, frustrante e demandar um investimento mais alto do que o esperado.
No entanto, não precisa se preocupar! Existem muitas agências no mercado, como a Loopa, por exemplo, que já possuem um escopo de trabalho especializado em marketing industrial.
Nesse sentido, empresas como a nossa:
- Já conhecem esse tipo de mercado
- Estão acostumadas com o ciclo de vendas complexas
- Apostam na integração entre o time de marketing e vendas
- Possuem cases de sucesso na área
- Reconhecem a importância de criar conteúdos personalizados para o seu negócio
- Trabalham o funil de vendas em todas as suas etapas
Então, conseguiu ter uma ideia do por que é tão importante investir em uma agência especializada, que entenda as particularidades e diferenças existentes entre o marketing industrial e o marketing B2C?
- Leia também: [CASE] Como a indústria Movix bateu sua meta de vendas em apenas 6 meses com o marketing digital
Por fim, em nosso blog você encontra outros conteúdos como este, que podem te ajudar a entender mais sobre marketing industrial e conhecer estratégias e ferramentas para alavancar suas vendas.
Aliás, qualquer dúvida, entre em contato e conte com a gente!