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Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas
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Marketing Industrial: o segredo da publicidade para vendas complexas

  • fevereiro 9, 2022
  • b2b, b2c, inbound marketing, indústria, marketing e vendas, marketing industrial, vendas, vendas complexas, vendas na indústria
Tempo de Leitura: 3 minutos.

O trabalho de marketing industrial é essencial para o sucesso de qualquer indústria, desde o que tange a consolidação da marca no mercado, os valores que ela busca transmitir, sua identidade enquanto empresa e a divulgação estratégica de cada produto.

Afinal, toda indústria quer se destacar, aumentar suas vendas, expandir o chão de fábrica e bater metas. Portanto, é essencial estruturar seu processo de vendas e investir em comunicação.

  • Leia também: Como Estruturar o Processo de Vendas na Indústria 

Assim, com a força das redes sociais e outras ferramentas de crescimento digital, tornou-se impossível acompanhar e bater a concorrência sem traçar um plano estratégico de presença online. 

Então, neste artigo, vamos revelar o segredo da publicidade para vendas complexas, apresentando as principais diferenças entre as estratégias de marketing B2B e B2C. Acompanhe com a gente!

Como aplicar o marketing na indústria?

Há até pouco tempo, o marketing digital não era comum em empresas do setor B2B. Afinal, a ideia de que a propaganda deveria ser feita apenas por empresas direcionadas ao consumidor final ainda era muito forte, provocando uma visão equivocada nos gestores das fábricas, restringindo seu alcance e limitando o número de clientes. 

Então, se a sua indústria ainda não começou a investir na presença online e no marketing digital, a hora é agora!

Primeiramente, você pode investir em uma equipe interna ou agência especializada. Além disso, existem muitos casos em que essas duas equipes trabalham em parceria. 

O que é importante de se destacar aqui, é que a comunicação e as estratégias pensadas para uma indústria têm particularidades. E, claro, são muito diferentes das estratégias adotadas por agências com foco B2C. 

Nesse sentido, escolher profissionais especializados para realizar o marketing da sua indústria é importante para gerar resultados satisfatórios e valorizar o seu investimento. 

Então, veja, a seguir a diferença entre os termos B2B e B2C e como ela impacta no tipo de comunicação adotada pelas agências especializadas em cada tipo de negócio.

Diferenças entre estratégias de marketing B2B e B2C

B2B e B2C são duas siglas que se referem ao tipo de público ao qual determinada empresa dirige sua comunicação, seus esforços e seus produtos.

Então, para entender a diferença entre as estratégias de marketing aplicadas em vendas B2B e B2C, primeiro é importante compreender as principais diferenças entre os dois termos. Veja: 

B2B B2C
Business to business Business to customer
Atende outras empresas Atende o consumidor final
Operações de vendas demandam mais tempo e critério Operações de vendas são mais rápidas e competitivas
Geralmente, os produtos são comercializados em grandes volumes Geralmente, os produtos são adquiridos por impulso e desejo imediato
Clientes fiéis com pedidos frequentes Clientes pouco fiéis
Qualidade do produto, rapidez na entrega e oferecimento de garantia Competitividade nos preços
Ticket médio alto Ticket médio baixo
Venda complexa e ciclo de compra longo. Pode exigir aprovação de cadastro, análise de crédito e faturamento Venda simples. Maior volume de operações, de maneira heterogênea e dispersa

 

Agora, veja a comparação entre o tipo de comunicação para cada negócio:

B2B B2C
Marketing digital em redes sociais, blogs, sites, e-mails, lojas virtuais e anúncios Marketing digital em redes sociais, blogs, sites, e-mails, lojas virtuais e anúncios
Campanhas personalizadas e criteriosas Ações em massa para o maior número possível de pessoas que se enquadrem na persona da empresa
Comunicação personalizada e objetiva, levando em consideração as particularidades dos clientes da indústria Comunicação clara e diferenciada, para se destacar em meio à concorrência
Qualidade do produto, garantias e prazos de entrega são gatilhos importantes Preços e condições especiais de pagamento são gatilhos importantes
Estratégia de conteúdos interessantes, personalizados e diferenciados. O cliente precisa entender o problema que possui e visualizar a solução utilizando o seu produto. Estratégia de conteúdo direto e visual, que são gatilhos para a impulsividade característica deste tipo de negócio

 

Por que investir em uma agência especializada em marketing industrial?

Diante de todos os desafios que o marketing industrial pode apresentar, é muito provável que as estratégias comumente adotadas por agências B2C não funcionem de maneira adequada para o público B2B. 

Afinal, o tempo de adaptação de uma agência acostumada com a comunicação para o consumidor final pode ser longo, frustrante e demandar um investimento mais alto do que o esperado. 

No entanto, não precisa se preocupar! Existem muitas agências no mercado, como a Loopa, por exemplo, que já possuem um escopo de trabalho especializado em marketing industrial.

Nesse sentido, empresas como a nossa:

  • Já conhecem esse tipo de mercado
  • Estão acostumadas com o ciclo de vendas complexas
  • Apostam na integração entre o time de marketing e vendas
  • Possuem cases de sucesso na área
  • Reconhecem a importância de criar conteúdos personalizados para o seu negócio
  • Trabalham o funil de vendas em todas as suas etapas

Então, conseguiu ter uma ideia do por que é tão importante investir em uma agência especializada, que entenda as particularidades e diferenças existentes entre o marketing industrial e o marketing B2C? 

  • Leia também: [CASE] Como a indústria Movix bateu sua meta de vendas em apenas 6 meses com o marketing digital

Por fim, em nosso blog você encontra outros conteúdos como este, que podem te ajudar a entender mais sobre marketing industrial e conhecer estratégias e ferramentas para alavancar suas vendas. 

Aliás, qualquer dúvida, entre em contato e conte com a gente!

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