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O que é ROAS, como calcular e qual a importância para seu negócio

  • setembro 6, 2022
  • marketing e vendas, marketing para indústrias, o que é ROAS, ROAS, ROI, vendas, vendas complexas, vendas na indústria
Tempo de Leitura: 3 minutos.

No marketing digital, há algumas métricas que ajudam a entender os resultados com certas estratégias. Saber como tem sido o desempenho com os investimentos em publicidade ajuda a direcionar melhor as próximas ações e corrigir possíveis erros. Por isso, saber o que é ROAS e como calculá-lo é tão importante.

Este é um indicador útil para avaliar o desempenho das suas campanhas na internet. Afinal, ao analisar como tem sido o ganho com seus anúncios, você consegue tomar as melhores decisões, prevê os resultados, evita correr riscos e tem um retorno financeiro mais vantajoso nessa área tão importante que é o marketing digital.

Então, continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a importância do ROAS para seu negócio.

  • Leia também: 3 tipos de métricas de Marketing indispensáveis para você acompanhar
 

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Afinal, o que é ROAS?

ROAS é uma sigla para o termo em inglês Return on Advertising Spend, em uma tradução livre para o português, podemos entender a abreviatura como “Retorno Sobre o Investimento em Publicidade”. Ou seja, ele mede as receitas e os custos aplicados em uma campanha de publicidade.

Esse indicador é bem parecido com ROI, entretanto está ligado aos anúncios pagos. Assim, ele permite identificar o valor por cada clique nas campanhas online, levando em conta apenas os investimentos diretos com ele. 

Qual a diferença entre ROAS e ROI?

O conceito de ROAS pode, muitas vezes, se confudir com o de ROI. Porém, apesar de bastante parecidos, há alguns pontos importantes de diferença entre eles para avaliar os resultados da sua campanha de marketing, sendo o primeiro mais específico que o segundo.

ROI considera tudo o que foi gasto para a manutenção do negócio para conferir o resultado com as estratégias de marketing. Enquanto que o ROAS tem como base apenas os investimentos com publicidade para analisar a efetividade dos anúncios. Para se ter mais eficácia com as métricas, é muito importante que as duas sejam utilizadas juntas.

Como calcular o ROAS?

De uma maneira geral, após entender o que é ROAS, o cálculo pode ser realizado de maneira bem simples. Para isso, basta que você conheça seu resultado, que seria o valor obtido com o investimento em anúncios, e seus custos publicitários. Assim, aplica-se a seguinte fórmula:

ROAS = (Retorno / Custos) x 100%

Por exemplo, se a sua indústria investiu R$ 3.000 em uma campanha de anúncios, e obteve o retorno de R$ 9.000, temos que:

ROAS = (9.000 / 3.000) x 100%

ROAS = 3x ou 300%

Como melhorar o ROAS?

Se tem algo que todos os negócios buscam, seja no online ou não, é melhorar o retorno financeiro. Por isso, ter melhores resultados com o ROAS é tão importante para conseguir potencializar a lucratividade. 

Para se ter um melhor desempenho a cada campanha e aumentar o ROAS, é importante conhecer bem o público. Para isso, uma prática bastante indicada é a realização de testes sempre que possível, variando formatos e canais. Além dessa, outras ações interessantes são deixar o anúncio otimizado para mobile, identificar oportunidades por meio do benchmarking e fazer uma boa segmentação de público.

  • Leia também: Público-alvo, persona e ICP: você sabe quais são as diferenças?

Neste momento que você já sabe o que é ROAS e como ele é importante para seu negócio, veja como impulsionar suas vendas na indústria baixando o eBook "Vendendo Mais Na Indústria". 

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