Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Como o posicionamento da marca gera mais vendas

Você que trabalha na indústria, provavelmente já ouviu falar sobre “posicionamento de marca”. No entanto, se você acha que esse conceito parece muito abstrato e ainda precisa esclarecer como ele funciona, este artigo é para você!

Então, continue lendo e descubra o que é posicionamento de marca, como definir uma estratégia bem-sucedida e exemplos.

O que é posicionamento de marca?

O conceito de posicionamento da marca foi definido por Kotler em sua obra “Marketing para o século XXI” como “o esforço de implantar o benefício-chave e a diferenciação nas mentes dos clientes”.

Ou seja, definir um posicionamento consiste em desenhar a oferta comercial da sua empresa de maneira que os consumidores identifiquem claramente a sua linguagem, o seu propósito, as suas ideias, o seu apelo visual, e tudo o que envolve a sua marca.

E, esta estratégia não está apenas relacionada em “como” apresentar a sua empresa aos clientes, mas também é essencial reconhecer com “quem” a sua marca se comunica e qual é o seu diferencial em relação à concorrência.

Por que o posicionamento da marca é importante?

As estratégias de posicionamento da marca estão diretamente ligadas ao seu real valor, ao desejo de comprar transmitido aos consumidores e à fidelidade do cliente. Assim, através de um planejamento eficaz, a marca pode justificar as vantagens que o cliente têm de comprar da sua empresa e não do seu concorrente.

Você para de responder objeções como “por que pagar mais caro pelo seu produto?”, pois o seu público sabe que você entrega mais qualidade e entende os ganhos em comprar de você.

Como criar um posicionamento eficiente em 3 passos


Passo 1: Analisar

Para criar um posicionamento único e de sucesso para a sua marca, você precisa analisar alguns pontos como:

  • Conheça o perfil do seu cliente
  • Entenda o que seus clientes querem
  • Determine as características e diferenciais da sua empresa e da sua marca
  • Entenda como os seus concorrentes estão se posicionando


Passo 2: Comunicar

A partir disso, você precisará definir o seu posicionamento, que precisa comunicar:

  • A forma que você vai falar com os seus consumidores
  • Quais os pontos fortes do seu produto
  • O que diferencia você dos seus concorrentes


Passo 3: Ser consistente

O desafio restante é, então, refletir esse posicionamento de marca em tudo o que você faz (personalidade da marca, design de embalagem, produto, serviço, design de identidade visual, comunicação, etc). Afinal, em um mundo hiper-conectado, é extremamente importante ser consistente, ter clareza e coerência ao comunicar o seu posicionamento aos seus clientes.

Exemplos de um posicionamento de marca bem-sucedido

Por fim, mas não menos importante, trouxemos alguns exemplos de posicionamento de marca para inspirar a sua estratégia. Afinal, nada melhor do que aprender com a experiência das marcas mais bem-sucedidas do mundo!

Coca-Cola:

Falar da Coca-Cola é falar de uma das marcas mais conhecidas no mundo inteiro e isso é reflexo de um posicionamento de marca forte. A Coca sempre focou sua comunicação na experiência do cliente, e nunca no simples consumo de um refrigerante.

Assim, em suas campanhas como “Abra a felicidade” ou “Escolhas”, a marca se apoiou em valores como alegria, partilha, união e diversão para se posicionar. E, como uma marca social, conseguiu um espaço na geladeira dos lares, nos restaurantes, nas confraternizações e nas relações.

Afinal, quem nunca chegou em um estabelecimento para comer algo, e na hora de oferecer uma bebida o garçom emendou a pergunta: -“E para beber… Uma Coca?”.

Está enraizado! Essa essência tão marcante da empresa, a leva a faturar milhões em dinheiro.

 

Wickbold:

A Wickbold, marca líder no ramo alimentício, também tem seu posicionamento bem definido. Então, em sua campanha “A gente é o que a gente nutre”, a empresa deixou muito claro que preza pela qualidade nutritiva do seu produto, que possui fortes raízes – literalmente.

Portanto, a marca mostrou a valorização do pequeno produtor, a preservação da Amazônia e variedade em toda a sua linha integral. Então, confira o vídeo e entenda a clareza no seu posicionamento de marca:

Agora, você conseguiu entender a importância dessa estratégia para o seu negócio? Então, comece a definir agora mesmo o posicionamento da sua marca! Faça o download da nossa planilha de ICP e conheça o seu perfil ideal de cliente.

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