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Como produzir mais na indústria B2B

  • maio 31, 2022
  • estrategia, indústria, marketing e vendas, vendas, vendas na indústria
Tempo de Leitura: 4 minutos.

Produtividade é uma combinação de agilidade, quantidade e eficiência. Se trata em buscar o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na indústria B2B para produzir mais, no menor tempo possível e mantendo a mesma qualidade.

Produzir mais é, com certeza, um dos grandes sonhos de todo gestor e empreendedor de indústrias B2B. E, também, pode ser uma das grandes dificuldades.

O cenário atual vem mostrando queda na produtividade das indústrias brasileiras. Em 2020 foi observado uma queda de mais de 4% no volume de bens produzidos e de horas trabalhadas. Ainda, em 2021 a indústria reduziu em 2,5% a sua produtividade (TOTVS)

E a pergunta que nos fazemos é: como podemos escapar dessas estatísticas? Confira a continuação do artigo para descobrir nossas dicas.

  • Quer saber como acelerar o crescimento do seu negócio? Descubra aqui Como trazer o modelo acelerado de crescimento das Startups para sua indústria.

Dicas para produzir mais na indústria B2B

A melhoria da produtividade é uma mistura de muitos fatores, mas principalmente esses 3:

  • Qualidade
  • Atendimento
  • Custos

A qualidade é voltada ao menor número de erros; o atendimento foca na redução de tempo parado; e os custos são sobre a redução de custos operacionais (Fonte: Edeavor). A melhoria da produtividade é, acima de tudo, a combinação desses três grandes fatores, sempre tentando ao máximo chegar mais próximo do que propõe cada um dos fatores.

Mas claro que existem diversos motivos que podem influenciar e auxiliar uma indústria a produzir mais e a atingir os objetivos mencionados acima. Também é necessário diferentes investimentos, que podem ir desde a mão de obra qualificada ao novas tecnologias.

E para ajudar sua indústria B2B a produzir mais, separamos algumas dicas abaixo para você começar a colocar em prática.

1. Definir metas e objetivos estratégicos

Você precisa saber o que você quer e onde quer chegar. Independente do setor da sua indústria B2B, para poder produzir mais, antes de tudo defina as metas para cada time. Mas lembre-se, nada de traçar objetivos inalcançáveis. Para manter toda a equipe motivada e produtiva, é importante ter metas que desafiem os profissionais, mas que sejam alcançáveis.

Uma forma bastante conhecida para se estabelecer objetivos, principalmente quando buscamos produzir mais, é definir os OKRs, que são objetivos e resultados-chave. É um modelo focado em resultados e geralmente referem-se a um período de 3 meses, ou seja, definimos, para cada objetivo, o resultado desejado, que deve ser algo realista ao mercado e à produção para poder ser alcançado em poucos meses.

2. Comunicação interna e alinhamento entre os times

A falta de comunicação e alinhamento podem causar diversos problemas na indústria B2B e atrapalhar a produtividade. Para não deixar que isso seja um empecilho para o sucesso do seu negócio, invista em canais para a comunicação interna. Afinal, existem diversas ferramentas de rede social corporativa para este fim.

Além disso, uma boa forma de começar a colocar em prática esse alinhamento entre a equipe é definindo dia e horário para realizar reuniões entre os times, para troca de ideias e alinhamento de estratégias. Ao planejar as reuniões, é importante ter claro o tempo da reunião e a pauta de cada uma, para evitar reuniões muito longas e que fujam dos temas chave.

3. Usar a metodologia Lean Manufacturing

A metodologia para gerenciar a produção está focada na redução de desperdícios na produção. No lean manufacturing é necessário identificar quais são as fontes de desperdício, para garantir um melhor aproveitamento dos recursos e buscar maior agilidade e qualidade no processo produtivo.

Para aplicar o lean manufacturing à indústria B2B é importante seguir uma série de orientações. Algumas que valem destacar são:

  • Identificar o que é valor no seu produto. Veja no processo produtivo o que agrega valor ao produto, que seu cliente estaria disposto a pagar mais; o que é uma atividade extremamente necessária para a produção; e o que é uma atividade não necessária e que não agrega valor. Atividades enquadradas na última situação são consideradas desperdício. 
  • Fluxo contínuo. Tudo precisa ser ajustado de forma a evitar interrupções no ciclo produtivo.
  • Produção puxada. Se trata da fabricação apenas a partir da demanda, eliminando assim, a necessidade de estoque.

4. Investir em tecnologia e inovação

O mundo está sempre inovando e a sua indústria não pode ser a exceção. O investimento em tecnologia e inovação pode envolver máquinas, capacitações e softwares. São diversas as opções para a automação dos processos na indústria B2B e adequadas ao segmento da sua indústria.

Mesmo um programa de automação já é capaz de promover grandes vantagens a uma empresa, melhorando a eficiência do processo produtivo e até mesmo reduzindo custos. Algumas opções de softwares para otimizar a produtividade na indústria são:

  • Soluções para automação industrial
  • ERP (Enterprise Resource Planning)
  • Softwares de gerenciamento
  • Ferramentas de monitoramento de fluxo de trabalho

DICA EXTRA: abrace a transformação digital na sua indústria B2B

Nos últimos 2 anos houve um grande salto com relação a aplicação da transformação digital nas empresas. Apenas durante 2020 quase 90% das empresas brasileiras realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital.

Assim, desde o início do ano tivemos um crescimento de 62% da participação da indústria B2B no ecommerce, e se olharmos pelo lado do consumidor, vemos alguém muito mais conectado e engajado digitalmente: Apenas 20% dos compradores B2B pretendem retornar aos atendimentos presenciais e 50% dos tomadores de decisão B2B desejam realizar compras remotas que excedam US$50 mil.

Com as inovações do mercado e demandas do consumidor, é essencial que a indústria B2B esteja a par das novidades e colocando-as em prática. Hoje o consumidor é omnichannel, ele está presente em diversos canais, online e offline, e sua indústria precisa estar lá também e pronta para proporcionar a melhor experiência ao seu consumidor – antes que a concorrência o faça.

Mas, como tudo, é necessário ter uma estratégia por trás. Então, se você quer aprofundar mais sua leitura no assunto, confira nosso material sobre Máquina de Vendas – Como atrair clientes e vender mais.

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