Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Benchmarking competitivo: sua operação de vendas é mesmo eficiente?

O benchmarking competitivo é uma forma de descobrir qual o nível de desempenho que a empresa está alcançando, seja na sua própria empresa, em relação a um concorrente ou um segmento. Assim, as informações levantadas em um processo de benchmarking podem, então, ser usadas para identificar as lacunas do seu negócio, a fim de obter vantagem competitiva. 

Hoje, o nosso artigo vai ajudar você a compreender completamente o propósito e o uso do benchmarking e obter insights para garantir que os resultados deste processo estejam alinhados com os objetivos de gestão da sua empresa.

Benchmarking como ferramenta

Antes de colocar o benchmarking em prática, é importante ter uma compreensão dos seus benefícios e entender que pode funcionar como uma ferramenta útil:

  • Análise competitiva: ao identificar as áreas em que você deseja melhorar em seu negócio e comparar seu desempenho em relação aos concorrentes, sua empresa pode se esforçar para melhorar sua execução de maneira mais específica. Portanto, o uso do benchmarking permite que as empresas ganhem vantagens estratégicas sobre os concorrentes.
  • Desempenho monitorado: o benchmarking envolve “observar as tendências atuais em dados” e “projetar tendências futuras”, dependendo do que você pretende alcançar. Assim, para saber que você foi bem-sucedido, o benchmarking precisa ser um processo contínuo. Portanto, monitorar o desempenho é uma característica inerente a ele.
  • Melhoria contínua: além de monitorar o desempenho, a melhoria contínua é um atributo essencial do benchmarking. Isso ocorre porque o objetivo do benchmarking é melhorar um determinado elemento de um negócio. Então, essa melhoria não deve ser apenas algo que melhora uma vez e é esquecido, mas algo que melhora com o tempo e é contínuo.
  • Planejamento e definição de metas: uma vez que o benchmarking tenha sido realizado, metas e métricas de desempenho são definidas para melhorar o desempenho. Essas metas são novas e mais competitivas, mas devem ser alcançáveis. Afinal, se as metas não são realistas para alcançar, as equipes ficam desmotivadas e as metas estão destinadas a permanecer não cumpridas.
  • Vantagens mapeadas: o benchmarking identifica onde sua empresa está agora em comparação com onde você quer chegar com ela. Portanto, se você está procurando melhorar qualquer processo em sua empresa, pode se destacar e se tornar mais bem-sucedido, descrevendo as etapas necessárias para atingir seu objetivo.

Quais são os tipos de benchmarking?

Existem quatro tipos principais de benchmarking:

  • Interno
  • Competitivo
  • Genérico
  • Funcional.

Conheça cada um deles:

Benchmarking Interno 

O benchmarking interno compara métricas (benchmarking de desempenho) e/ou práticas (benchmarking prático) de diferentes setores, produtos, serviços e processos dentro da sua própria empresa.

Do que você precisa: pelo menos duas áreas dentro da empresa que tenham métricas e/ou práticas compartilhadas.

Qual o resultado disso: o benchmarking interno é um bom ponto de partida para entender o padrão atual de desempenho dos negócios. Portanto, entender os pontos fortes e fracos dentro da sua própria empresa é essencial para apontar melhorias e definir novas metas.

Benchmarking Competitivo

aplique benchmarking com os concorrentes - loopa

O benchmarking competitivo é o processo de comparar sua empresa com vários concorrentes usando um conjunto de métricas. Assim, isso é usado para medir o desempenho de uma empresa e compará-la com outros ao longo do tempo. Geralmente, isso incluirá também a prática por trás dessas métricas.

Do que você precisa: métricas de desempenho da sua empresa e conhecimento básico das práticas de seus concorrentes – o que eles fazem que dá certo ou não?

Qual o resultado disso: ao comparar sua performance em relação aos concorrentes, você pode encontrar seus pontos fortes e fracos, e trabalhar para superá-los.

Benchmarking Genérico

Benchmarking genérico é o processo de analisar duas empresas (de diferentes segmentos) e comparar suas funções gerais de negócios. Portanto, isso se refere a qualquer tipo de função ou recurso comum em todos os setores, como funcionalidade do site, práticas de contratação e processos administrativos.

Do que você precisa: escolha boas referências para analisar de que forma a sua empresa pode otimizar aspectos e/ou processos.

Qual o resultado disso: você sai da sua “zona de conforto” e passa a se inspirar em práticas fora do seu segmento e do seu leque de concorrentes.

Benchmarking Funcional

O benchmarking funcional serve como uma forma de obter informações sobre as tendências do seu segmento. Por exemplo, uma loja de suplementos pode comparar o reconhecimento de sua marca com os de academias de ginástica próximas. Ou, até mesmo, um fabricante de máquinas industriais pode comparar sua qualidade de atendimento ao cliente com a de um prestador de serviços que atende seu mesmo segmento.

Do que você precisa: informações sobre empresas que atendem o mesmo segmento que o seu, sem ser seu concorrente direto.

Qual o resultado disso: você passa a enxergar mais possibilidades de cativar seu cliente, entendendo quais são as outras empresas que oferecem outros tipos de soluções para ele.

Como fazer um benchmarking competitivo?

Para tornar o benchmarking mais competitivo, ele deve se tornar parte de suas reuniões de planejamento estratégico e revisá-lo ocasionalmente para atualizar os dados. Então, se você conseguir informações aprofundadas sobre a sua empresa e seus concorrentes desde o início, você pode monitorar o desempenho da sua estratégia sem grandes esforços com o tempo.

Faça uma análise de benchmarking completa através das seguintes etapas:

  • Analise o desempenho da sua empresa: veja e reveja como funcionam os processos internos do seu negócio, quais as funções que seus colaboradores desempenham e de que maneira trabalham, quais estratégias sua empresa adota para conseguir mais clientes, ou de que forma você fideliza seus clientes.
  • Pesquise sobre o segmento em que sua empresa está inserida: faça uma análise de mercado, levantando dados sobre a indústria, indicadores sobre crescimento (ou decréscimo), etc.
  • Identifique seus concorrentes: Mapeie seus concorrentes mais diretos (locais), concorrentes a nível nacional, e concorrentes indiretos (que oferecem outras soluções aos seus clientes), e a partir disso, faça uma análise mais detalhada de desempenho sobre eles. Por exemplo: como funcionam seus processos, qual é a forma de atendimento, etc.
  • Crie um relatório de métricas competitivas: depois que você fizer uma análise da sua empresa, do segmento em que ela está inserida e quais são os seus concorrentes, chegou a hora de criar um relatório detalhado sobre as informações que você coletou até aqui. 
  • Faça a análise: depois de tudo registrado, chegou a hora de sentar com sua equipe e pensar em estratégias para otimizar seus aspectos e seus processos. Portanto, compare, pontue e defina metas alcançáveis para que você e seu time consigam enxergar os resultados que o benchmarking pode trazer.

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Depois de entender tudo sobre benchmarking, fique a vontade para personalizar, adaptar e explorar suas métricas. E, claro, comece agora a fazer o benchmarking na sua empresa e colha os frutos dessa estratégia!

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