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O que é scale up: os modelos de gestão que mais crescem no Brasil

  • fevereiro 9, 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos.

Para explicar o que é scale up, vamos começar por uma definição mais básica e generalista: é uma empresa que cresceu. 

Assim, esse termo foi adotado no mundo das start-ups, indicando que o negócio ”subiu de patamar”. 

Então, para chegar a esta fase, a startup deve ter conseguido estabilizar o seu modelo de negócio e industrializar a sua oferta. Dessa forma, sabe-se que ela conseguiu provar a sua viabilidade.

Um scale-up geralmente visa continuar seu desenvolvimento e expandir seu mercado. A Shift Technology, por exemplo, é uma startup francesa que se tornou uma scale up, classificada pela Early Metrics como uma das mais promissoras do mundo.

Ela, inclusive, já expandiu seu núcleo para a América do Norte e no Sudeste Asiático.

Neste artigo, vamos te explicar a diferença entre start-up e scale-up e mostrar os dados sobre as scale-ups no Brasil.

 

O que é scale-up vs O que é start-up? 

Depois de entender que uma scale-up é uma start-up que deu certo, você pode se perguntar: quando, exatamente, uma start-up se torna scale-up? Quais suas diferenças? Vamos te ajudar a responder essas questões!

Um dos indicativos que mostra que a startup passou a sua fase de expansão e se tornou uma scale-up, é que ela ultrapassa o período de experimentação e descobre o que funciona para ela e o que a torna lucrativa. 

Aliás, isso torna as scale-ups muito mais atrativas do ponto de vista do investimento, pois a sua metodologia foi experimentada, testada e a empresa provou que funciona. Assim, o alto crescimento e a probabilidade de sobreviver aos testes de mercado os tornam procurados por investidores e funcionários!

Isso nos leva à próxima grande diferença entre os dois termos: uma start-up pode ter uma tendência maior de explorar novos métodos de fazer as coisas funcionarem; eles correrão riscos ao longo de sua jornada para descobrir o que funciona melhor para eles. Afinal, eles não têm muito a perder.

Por outro lado, as scale-ups são mais capazes de identificar, analisar e reduzir os riscos. Essas empresas sabem o que funciona e, embora ainda trabalhem e inovem rapidamente, os riscos que correm são mais calculados.

Além disso, há diferenças no funcionamento interno da empresa. 

Enquanto uma start-up tenderá a uma equipe diversificada, que pode desempenhar várias funções e usar “chapéus” diferentes no local de trabalho, as scale-ups tendem a uma força de trabalho mais focada, com profissionais especializados em determinadas áreas.

As scale-ups também tendem a um processo de contratação e integração mais formal. Esse tipo de empresa pensará em incorporar processos mais robustos, como: 

  • Visão e Missão claramente articuladas
  • Processos de pessoas
  • Estruturas de progressão 
  • Cultivo de uma cultura corporativa positiva e duradoura

Dados sobre as scale-ups no Brasil

No Brasil, as scale-ups não são apenas empresas grandes, mas sim aquelas com índice alto e contínuo de crescimento. Ao contrário do que muitos podem pensar, as pequenas e médias empresas (PMEs) representam 92% das scale-ups. 

Além disso, as empresas de alto crescimento geralmente são mais jovens que as demais empresas, aproximadamente com 9 a 13 anos. 

Outro grande mito sobre scale-ups é que elas têm maior presença em setores high tech. 

Na verdade, essas empresas estão presentes em setores do varejo à indústria tecnológica, da construção civil aos transportes! E, elas também estão espalhadas por todo Brasil. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor, em colaboração com o Data Folha, 60% das scale-ups do país estão presentes em cidades com menos de 500 mil habitantes. 

Ainda segundo a amostra, a maior parte dos empreendedores brasileiros (46%) espera que, no futuro, suas empresas sejam apenas uma fonte de renda, enquanto os empreendedores de scale-ups planejam que suas empresas cresçam (52%). 

Além disso, a média do número de sócios de uma scale-up é o dobro (2,32) em comparação com a média geral das empresas brasileiras (1,18).

Esses números mostram que o segredo das scale-ups brasileiras está no mindset! 

Geralmente, os empreendedores de alto crescimento compartilham mais seus desafios com outros empreendedores e mentores. 

Esses profissionais acreditam que os mentores ajudam a superar desafios da empresa, e que a troca de experiências pode fazer com que decisões e estratégias do negócio sejam mais assertivas. 

Exemplo na prática: Conheça a scale-up catarinense Movidesk

A Movidesk, fundada em 2016, possui sede em Blumenau, Santa Catarina. 

Essa start-up, que se tornou scale-up, oferece um software de atendimento que pode ser usado tanto para a comunicação interna quanto com clientes.

O foco da empresa é reduzir a burocracia durante seus processos (internos ou externos), o sobrecarregamento de colaboradores e a insatisfação dos consumidores. 

Hoje, a Movidesk já atende mais de duas mil empresas de diferentes portes e nichos, inclusive grandes marcas, como Mercado Livre e ESPN.

O que fazem as empresas que crescem exponencialmente ano a ano

Se você achou interessante o potencial que essas empresas podem alcançar, agora vamos citar algumas das práticas que as tornam negócios de alto crescimento.

  • Entender o seu público-alvo: Um dos primeiros passos para a scale-up potencializar seus resultados requer a definição da persona ou o seu público-alvo. E, por que isso é importante? Conhecer o seu cliente é a melhor estratégia para falar o que ele quer ouvir e entregar o que ele realmente precisa.
  • Investir em fidelização: Não basta apenas entregar um bom produto e/ou serviço, uma scale-up também pensa no pós-venda e realmente investe nisso. Reter o cliente traz resultado, mas manter ele fiel a consumir sua solução pode trazer muito mais lucro.
  • Concentrar em estratégias efetivas: A partir do momento que uma start-up passou a ser uma scale-up, ela com certeza já testou muito e comprovou seus processos. Para alcançar esse nível de expertise é preciso analisar os dados e números para traçar planos efetivos. 

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