Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

O que é Growth Hacking e como aplicá-lo

O Growth Hacking tem se tornado uma grande tendência dentro das empresas, principalmente as que tratam de tecnologia. Algumas possuem a percepção de que esse método requer um grande número de especialistas ou de várias tabelas e documentos super estruturados para dar conta da estratégia. Já outras acabam caindo na ideia de que é um processo simples e que pode ser feito de maneira desordenada, sem muito conhecimento técnico. Mas, na verdade, o conceito e aplicação dessa novidade permeia um meio termo desses extremos.

Neste artigo, iremos te contar o que é Growth Hacking e como aplicá-lo na estratégia da sua empresa. Vem com a gente:

O que é Growth Hacking?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Growth Hacking não é uma ferramenta ou fórmula de trabalho que ampliará os resultados de uma empresa. Assim, ele é uma maneira de trabalhar o crescimento da sua marca, com base em construções empíricas de melhores estratégias a partir de hipóteses e experimentos. Então, de forma mais simplificada, é um método de tentativa e erro até encontrar a melhor forma de se alcançar um objetivo.

De onde surgiu esse termo?

O conceito de Growth Hacking surgiu em 2010, com Sean Ellis, ex-líder de Growth da Dropbox. Na época, ele analisou empresas que tinham crescimento acelerado e constatou que elas possuíam certos pontos em comum, que se relacionavam estritamente a este crescimento. Assim, ele descobriu que essas empresas fugiam do marketing tradicional; tinham times de growth com profissionais de diversas áreas; e faziam rigorosas otimizações com base em análises e dados. 

Qual é a importância do Growth Hacking?

Implementar processos de Growth Hacking permite que você conheça os problemas da sua empresa e busque soluções para resolvê-los. Esse método defende que o crescimento da empresa vem de vários crescimentos pequenos, ou seja, das “pequenas vitórias” que vão sendo conquistadas por meio de experimentos e análises. Como os resultados desses testes podem demorar e, inclusive, falhar, não é possível ficar estagnado. O Growth Hacking permite a criação de vários experimentos ao mesmo tempo, em várias áreas diferentes. Além disso, como você já deve imaginar, a estruturação de um novo processo gera aprendizado. Portanto, mesmo se um experimento der errado, é possível aprender com ele e criar novas maneiras de melhorá-lo. 

Como aplicar o Growth Hacking?

Confira, em 6 passos, como você pode aplicar o Growth Hacking nas estratégias da sua empresa:

1 – Defina o problema a ser resolvido

Você precisa começar de algum lugar. Para isso, defina qual é o problema da sua empresa que você deseja resolver no momento. Comece com um só, e cuide com os níveis de prioridades. Assim, ao passo em que você vai se acostumando com esse método, pode ir incluindo novos experimentos em novas áreas da sua empresa. Também defina onde você quer chegar com essa solução. Gerar um maior número de leads? Aumentar a quantidade de oportunidades de vendas? Tenha em mente qual é o objetivo da sua empresa no momento.

2 – Faça um levantamento de ideias com a equipe

O próximo passo é juntar o seu time para um brainstorming. Procure pontos que podem ser melhorados para atingir o objetivo do seu experimento. Exemplo: se o seu problema é a baixa conversão de leads para sua marca, analise os formulários das Landing Pages e veja como eles podem ser aprimorados. O ideal é reunir toda a equipe nessa etapa, pois cada colaborador poderá contribuir com sua visão e conhecimentos técnicos. Finalize esta etapa com o máximo de ideias possíveis!

3 – Crie o modelo de experimento

Agora chegou o momento de organizar todos os pensamentos que surgiram. Crie um documento para servir de modelo para o seu método de Growth Hacking, contendo a hipótese, o que será feito, qual é o resultado esperado, quem são as pessoas envolvidas, as ferramentas utilizadas, as métricas que serão analisadas e o prazo para análise. É necessário deixar tudo especificado tanto para a logística de acompanhamento quanto para o registro e relatório futuro dos testes. 

4 – Coloque o experimento em prática

Agora não tem segredo. Após estruturar o modelo de teste, coloque o seu experimento em prática, atentando-se para cumprir todas as especificações da fase anterior. Mas, cuide para não se confundir e misturar os testes, quando você estiver lidando com mais de um ao mesmo tempo. Afinal, pequenas alterações podem causar grandes impactos nos resultados finais.

5 – Analise os resultados

Após o período de execução do experimento, avalie todos os resultados que foram obtidos. A sua hipótese estava certa? Se não, o que pode explicar essa não confirmação? Que aprendizados você concluiu nesse processo? Como você pode incorporar os resultados desse teste nas próximas estratégias da sua marca? Caso a sua hipótese tenha se confirmado, comece a estudar como sistematizar e escalar para criar um padrão.

6 – Siga os próximos passos

Caso a sua hipótese não tenha se confirmado, crie mais uma rodada de testes. E, com as ideias que você já teve lá no segundo passo, estruture um novo modelo e coloque o seu novo plano em ação. Então, repita essa metodologia de tentativa e erro até você obter suas respostas. Caso você tenha confirmado a hipótese e ela esteja alinhada a como resolver o problema da sua empresa, veja como replicar esse padrão.

Exemplo simples do método de Growth Hacking

Uma determinada empresa resolveu experimentar o método do Growth Hacking para alavancar suas vendas.

Problema: baixo número de oportunidades de venda

Ideia para solução: aprimorar os assuntos de email marketing para que eles chamem maior atenção e tenham um maior índice de abertura

Hipótese: assuntos de emails que possuem “últimos dias de promoção” têm maior chance de abertura

Experimento: enviar emails iguais para a mesma base de contatos, porém em momentos diferentes e com assuntos diferentes. O primeiro email terá o seguinte assunto: “Últimos dias de promoção: 30% de desconto em todo o site”, e o segundo email: “Aproveite os 30% de desconto em todo o site”. 

Análise: verificar qual assunto de email teve o maior índice de abertura

Próximos passos: verificar a confirmação da hipótese e se isso contribui para solucionar o problema.

 

Este foi o nosso artigo sobre o que é Growth Hacking e como aplicá-lo na sua empresa! Você sente que agora sabe mais sobre o assunto? Leia também sobre como qualificar leads através do Lead Scoring. Até a próxima!

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