O marketing de conteúdo para indústrias se mostra mais importante do que nunca. Além disso, ele faz parte da gama de estratégias para alavancar os resultados dos seus negócios!
Afinal, o conteúdo permite que as empresas se tornem autoridades em seu campo, informando sua base de clientes e ajudando-os a tomar melhores decisões de compra.
De acordo com o relatório anual da Semrush, contando com uma amostra de mais de 500 mil postagens de blog e 200 mil tweets, entrevistando especialistas e pesquisando mais de 1.500 profissionais de marketing de todo o mundo, 97% dos entrevistados dizem que o conteúdo faz parte de sua estratégia de marketing.
O marketing de conteúdo para indústrias é fortemente ligado aos estágios iniciais da jornada do cliente.
Aliás, os três principais objetivos que os profissionais de marketing buscam com seu conteúdo são:
- Aumentar o reconhecimento da marca (45%)
- Atrair mais tráfego para o site (37%)
- Gerar leads (36%)
Então, se você ainda não está convencido de que esta é uma ótima maneira de gerar resultados, continue lendo o nosso artigo e entenda por que gerar conteúdo de qualidade pode ser útil para a sua indústria.
Social Media vs E-mail vs Blog
Muitas vezes podemos observar as empresas apostando apenas em certos tipos de serviços de marketing digital.
Afinal, com tantas opções de plataformas e canais digitais disponíveis, é importante escolher os métodos que vão entregar resultados para seus objetivos.
Portanto, neste tópico vamos falar sobre as três principais diferenças entre:
- E-mail marketing
- Conteúdos para redes sociais
- Artigos para blog
Embora possam parecer semelhantes, existem algumas diferenças importantes:
Blog
Vamos começar falando sobre o público-alvo em blogs.
Neles, você direciona o conteúdo através do “tom” que se comunica com os leitores. Na estratégia de conteúdo, ter o seu “público-alvo” ou “persona” bem definidos faz toda a diferença para que as informações sejam relevantes e levem o leitor a uma ação, seja ela clicar em links, banners ou até solicitar um orçamento.
Em relação a interação com os leitores, no blog, as respostas podem ser feitas em forma de comentário (se o blog disponibilizar espaço para tal), ou através da tomada de ação do leitor (CTA).
Dependendo dos recursos disponíveis dentro do artigo (sejam botões, hyperlinks, formulários, banners, etc) o leitor pode ter inúmeras possibilidades de resposta.
Já as estatísticas de um blogpost podem ser analisadas através de ferramentas como o Google Analytics, Google Search Console ou até mesmo um heatmap (ferramenta de “mapa de calor” que pode ser utilizada na página).
É possível verificar a quantidade de acessos, rankeamento nos motores de buscas, interação com a página, taxa de rejeição, tempo de permanência do leitor na página, etc.
A partir dos dados coletados, você pode traçar novas estratégias de conteúdos, replicar o que funciona bem e substituir as práticas que não trazem resultados.
Email Marketing
O seu e-mail pode ser enviado através de uma lista de e-mails cadastrados que pode ser segmentada, por exemplo, para clientes existentes e potenciais clientes.
Isso significa que diferentes conteúdos podem ser direcionados a esses públicos. O foco do marketing por e-mail é que o destinatário tome uma ação depois de ler o conteúdo do seu e-mail.
Dessa maneira, você consegue encaminhar ofertas ou informações específicas com base na lista de emails e essa é uma das melhores características desse tipo de marketing digital.
O e-mail marketing permite apenas um tipo específico de resposta, predominantemente; clicar ou ignorar. A única interação que você terá com as pessoas da sua lista de e-mail é quando elas se tornarem clientes. Assim, o marketing por e-mail é mais direto e simples.
O e-mail possui uma série de estatísticas úteis. Você poderá ver quantas pessoas abriram o e-mail, quantas vezes os links foram clicados e quantos e-mails não chegaram a um destinatário.
O marketing por e-mail também é menos sensível ao tempo do que o marketing de mídia social, pois o e-mail ficará em uma caixa de entrada até que o assinante opte por abrir e ler, enquanto as postagens de mídia social, embora permaneçam visíveis, provavelmente não serão visualizadas depois de saírem da linha do tempo.
Redes Sociais
As redes sociais não possuem a mesma assertividade que o e-mail marketing. Essas plataformas entregam a mesma mensagem para todos, independentemente do relacionamento deles com o seu negócio.
O marketing de mídia social se concentra mais no reconhecimento da marca e na fidelidade à marca, levando a um aumento nas vendas, em vez de ação direta. Ou seja, o marketing nas redes sociais é um jogo longo.
As redes sociais envolvem muito mais informações e opções aos usuários. Uma campanha de marketing bem-sucedida instigará o envolvimento com os seguidores e isso exigirá uma resposta além de uma curtida ou comentário. O marketing nas redes sociais constrói relacionamentos com seguidores antes de convertê-los em clientes e isso requer criatividade e estratégia.
Nas redes sociais a análise de estatísticas do conteúdo funciona de maneira diferente. Você pode medir quantas pessoas gostaram especificamente de uma postagem e o alcance de cada postagem pode ser monitorado. Novamente, o envolvimento com o conteúdo é a chave para o sucesso nas redes sociais.
Como o marketing de conteúdo pode ser o diferencial das indústrias no mercado digital?
O conteúdo é uma forma eficiente de educar o cliente em qualquer nível de conhecimento sobre o seu negócio.
Sejam pessoas que nunca tiveram contato com a sua marca, até pessoas experts nos assuntos que envolvem o seu produto ou serviço.
Afinal, você pode escrever para todos, respondendo às perguntas que as pessoas querem ou precisam saber através de um design de conteúdo fácil de ler, entender, interagir e compartilhar.
Tenha em mente quem é seu público e como você deve escrever para eles. Mostre como sua marca é única em relação aos outros. Em seguida, otimize o que você criou. Estude e crie estratégias eficientes que levem os leitores a pedir um orçamento e até mesmo comprarem de você.
Qual a importância da educação do cliente através de conteúdos digitais?
De acordo com um dado levantado pela QuadMark, os consumidores são 131% mais propensos a comprar de uma marca logo após se envolverem com o seu conteúdo educacional.
É uma estatística que revela o quão importante é a educação do cliente através do conteúdo.
Para conquistar clientes e manter sua fidelidade, você deve superar suas expectativas, não apenas “vender”, mas solucionar os seus problemas.
Os clientes querem qualidade, mas também precisam entender como usar seu produto ou serviço da forma mais rápida e eficiente possível.
A educação do cliente é ideal para atender a essas expectativas.
Dica de estratégia para criação de marketing de conteúdo para indústrias: “palavra-chave”
“Palavra-chave” é um termo popular na criação de conteúdos para a web, que todos nós já ouvimos, mas se você é novo nesse assunto, pode estar confuso sobre por que são tão importantes.
A palavra-chave pode ser um termo de busca curto ou longo (“long tail” ou “short tail”) que é usado para nortear o assunto que envolve o conteúdo. Ou seja, as palavras-chave são importantes porque informam aos mecanismos de pesquisa sobre o conteúdo da página do seu site.
Esses termos são usados para se referir às palavras e frases que as pessoas inserem em um mecanismo de pesquisa (como o Google) para encontrar as informações que estão procurando. Se as palavras-chave de pesquisa de um usuário corresponderem às palavras-chave do seu site, seu site aparecerá nos resultados da pesquisa.
Onde seu site aparece nessa lista (comumente chamado de “ranqueamento” ou “posição”) depende de vários fatores, incluindo otimização, qualidade, desempenho, relevância e autoridade do seu site.
Ou seja, se o seu conteúdo estiver totalmente otimizado à “palavra-chave” e cumprir os requisitos para um bom ranqueamento, ele pode aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google (de maneira orgânica) e, consequentemente, seu site pode conseguir mais acessos e vendas.
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