Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Veja como construir um funil de vendas para sua indústria

O funil de vendas para a indústria traz um conjunto de estratégias bastante complexas, embora seja essencial para conhecer melhor o seu público e fechar uma venda mais assertiva. Não é simples transformar um lead em cliente do dia para a noite, principalmente quando estamos falando de vendas complexas dentro da indústria.

Existe todo o processo de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema e consideração da solução. Para chegar até o momento da decisão de compra, muito se tem a percorrer. É preciso atrair, encantar, nutrir e engajar os seus potenciais clientes da melhor forma, mostrando por que a sua marca existe e para quem ela existe. 

Ufa! Parece uma longa e exaustiva jornada, não é? Mas tudo bem, a gente está aqui para te ajudar. Neste artigo, preparamos algumas dicas de conteúdos que irão te ajudar a como construir um funil de vendas para sua indústria. 

Como funciona o funil de vendas

Primeiro, vamos recapitular o que é o Funil de Vendas e como ele funciona. Na prática, é como se fosse a jornada de compras do cliente: começa no primeiro contato entre a empresa e o cliente e termina com a realização da compra. Existe também o Funil Ampulheta, que é uma variação mais completa. Este, por sua vez, continua no pós-venda, buscando a fidelização do cliente e acompanhando-o mesmo depois da compra. Esse modelo estratégico é muito utilizado pelos times de marketing e vendas com o intuito de identificar as dores, desejos e necessidades dos seus leads. Veja quais são as etapas do funil:

  • Topo do funil: a pessoa ainda não tem interesse no seu produto ou serviço; na verdade, ela nem compreende exatamente o problema que possui e como sua marca pode ajudar a solucioná-lo. 
  • Meio do funil: nessa etapa acontece o reconhecimento do problema, portanto, sua marca precisa oferecer caminhos e mostrar os pontos positivos de seguir com eles.
  • Fundo funil: nessa hora são direcionadas as conversas mais comerciais. Destaque o que a sua marca tem de diferente das outras e porque o seu produto/serviço é o ideal para o lead.

Para ler mais sobre como funciona o funil de vendas, clique aqui.

Como construir um funil de vendas para sua indústria

É muito importante ter ações específicas para cada etapa do funil de vendas. Compreender a jornada de compra e respeitá-la durante todo o processo também faz parte dessa estratégia, afinal, uma abordagem errada ou precipitada pode colocar em jogo a conversão de um possível cliente. Por isso, separamos um passo a passo do que você deve fazer para estruturar um funil de vendas mais assertivo. Confira:

Defina o topo do seu funil

O passo inicial é estruturar o primeiro ponto de contato da sua marca com o seu público. Essa é a primeira experiência com o seu potencial cliente, portanto, é preciso causar uma boa impressão.

O principal objetivo nessa fase é atingir o seu público e gerar uma curiosidade. Portanto, invista na produção de conteúdo rico. Blogposts, infográficos, eBooks, vídeos, folhetos… Use a criatividade e produza o material que mais se adequa à realidade da sua empresa. Dessa forma, é possível falar sobre assuntos que o seu público esteja pesquisando e assim atrair a atenção para os conteúdos. 

Conte com uma divulgação assertiva: crie landing pages com formulários para gerar conversões e assim adicionar novos contatos para as suas listas de emails. Para o seu público acessar o conteúdo rico, precisará preencher o formulário. E, para chegar até essas landing pages, desenvolva anúncios pagos, tanto nas redes sociais como no Google. Você pode sempre trazer um pouco do que o conteúdo irá abordar em cada anúncio, pois gera curiosidade e também serve como teaser.

Determine o meio do funil

A segunda fase é o meio do funil. É neste momento em que as características e benefícios das soluções da sua empresa começam a ser apresentadas, pois o lead já mostrou interesse nelas. Portanto, você precisa deixar bastante claro como o seu público irá se beneficiar com isso. Campanhas de email marketing, também chamadas de fluxos de nutrição, são mais direcionadas e não sofrem impacto de algoritmo. Você pode estruturar conteúdos específicos para a sua base de contatos e enviar os emails de maneira automática. Existem várias ferramentas, como a RD Station, que te auxiliam nesse processo e mostram, detalhadamente, como foi o desempenho de cada email.

O remarketing de anúncios também funciona bem nessa etapa, pois ajuda a fixar a marca na mente do consumidor. Webinars, como são mais interativos e aprofundados, conseguem dar o suporte de conteúdo para o meio do funil. E para checar as conversões, é interessante utilizar a técnica de Lead Scoring, que marca uma pontuação para cada interação que o consumidor teve com a sua marca. Clique aqui e leia mais sobre como funciona essa técnica. 

Planeje o fundo do funil

E enfim chegamos ao fundo do funil. É nesse momento em que o lead demonstra estar pronto para o time de vendas. Mas isso não é, de forma alguma, tratado de forma subjetiva. É extremamente recomendado utilizar o Lead Scoring para mostrar de maneira mais precisa essa trajetória.

Nessa etapa, envie emails mais direcionados para a venda, com o objetivo de que o lead se torne um cliente. Compartilhe por email cases de sucesso mais direcionados para o produto/serviço que você oferece. Utilize também práticas de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), a fim de gerenciar e analisar as interações do fundo do funil. 

Agora é com você!

Este foi o nosso artigo sobre como construir um funil de vendas para a sua indústria. Você sente que agora tem mais preparação para estruturar um planejamento de marketing e vendas? Quer saber mais sobre como colocar em prática? Clique aqui e baixe nosso eBook.

 

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