Um bom posicionamento de marca é decisivo para qualquer negócio ter sucesso, até mesmo no segmento industrial.
Basta olhar ao seu redor para notar como o universo digital impulsionou a competitividade do mercado. Hoje, os consumidores têm acesso a uma infinidade de ofertas nas palmas de suas mãos.
Afinal, em meio a tantos anúncios e estratégias de comunicação (online e offline), saem na frente as empresas que conseguem criar verdadeiros laços de identificação com o seu público, por meio de uma personalidade própria e coerente.
Quer entender como o posicionamento de marca pode ajudar a sua indústria a se destacar no segmento em que atua? A seguir, entenda melhor o conceito, seus principais benefícios, melhores práticas para aplicá-lo e algumas inspirações de marcas famosas.
O que é posicionamento de marca?
Quando você pensa em determinado produto ou serviço, qual é a primeira marca que vem à sua mente? Por exemplo, se o assunto for pesquisa na internet, essa marca é Google? Se for tecnologia de ponta, é Apple? Se for refrigerante, é Coca-Cola?
Esses são alguns dos exemplos mais óbvios, mas é exatamente esse o efeito que um bom posicionamento visa estabelecer em determinados nichos de mercado. Seu objetivo é tornar uma marca distinta em relação às demais.
Basicamente, o foco é conseguir estabelecer uma conexão emocional com as pessoas e diferenciar a marca da concorrência. Trata-se de um processo abrangente, que deve ser trabalhado em todos os pontos de contato junto ao público-alvo.
Lembre-se: posicionamento de marca não se refere à maneira como os clientes enxergam sua empresa, mas sim à forma que você quer que eles a vejam. Portanto, é preciso defini-lo com precisão e trabalhá-lo continuamente.
Por que ter um posicionamento bem definido?
Basta ater-se ao conceito apresentado logo acima para perceber como o posicionamento de marca pode ser vantajoso às empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação. Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Uma marca bem posicionada é mais reconhecida pelo seu público-alvo. Isso incentiva o comportamento de compra dos consumidores, impulsionando os lucros;
- Graças a essa maior visibilidade, a empresa também tem sua imagem melhorada. Assim, torna-se mais reconhecida no mercado em relação à concorrência;
- Com um maior reconhecimento, o negócio conquista autoridade. Como resultado, há mais facilidade em adquirir e fidelizar clientes;
- Já a autoridade faz com que a marca tenha diferenciação, obtendo não só a preferência do público, mas também um maior valor percebido em seus produtos ou serviços.
Evidentemente, esses ganhos não são obtidos da noite para o dia. Para viabilizá-los, é essencial saber como definir o posicionamento de marca que será trabalhado pela comunicação da empresa. Veja abaixo quais são as melhores práticas.
Quais as melhores práticas para posicionar-se?
Como citamos, reforçar o seu posicionamento de marca para o público é um esforço contínuo, que diz respeito à forma com que sua empresa se comporta em seus diferentes pontos de contato e comunicação junto aos consumidores.
Para que isso seja possível, é essencial ter clareza sobre como sua empresa pretende se posicionar. Essa definição depende de algumas ações básicas, que podem ser resumidas nas seguintes etapas:
Entenda as particularidades do seu negócio
O primeiro passo para traçar uma estratégia que diferencie a sua marca e reforce seus melhores atributos é justamente compreender quais são as particularidades e objetivos do seu negócio. Ao mapeá-los, há mais clareza para moldá-los.
Nesse sentido, é importante refletir sobre o que você oferece ao público, quais são seus diferenciais, onde sua empresa quer chegar, como as pessoas se sentem comprando dela, seus custos, preços praticados e tudo mais que for pertinente ao posicionamento.
Trace o perfil do seu público
Depois de mapear os atributos do seu negócio, é hora de traçar o perfil dos seus consumidores. Afinal, seria impossível definir um posicionamento de marca sem saber exatamente quem será impactado por ele.
Ao pesquisar o perfil demográfico e comportamental do seu público-alvo, você deve estipular suas buyer personas. Elas são representações dos seus “clientes ideais”, que servem como base para toda estratégia de comunicação.
- Leia também: O que você precisa saber para definir sua persona
Procure entender o que sua marca representa
Mesmo que o posicionamento seja formado por estratégias objetivas de diferenciação, a forma com que ele impacta os consumidores é subjetiva. Isso porque, além dos benefícios dos produtos propriamente ditos, as pessoas se relacionam com os valores de uma marca.
Alguns clientes preferem empresas sustentáveis, enquanto outros são mais ligados à inovação, por exemplo. Não importa qual seja, todo negócio tem seus próprios ideais, e faz diferença entender como eles se conectam às questões sociais, emocionais e ideológicas do público.
Atenção ao benchmarking
O benchmarking visa analisar o nível de desempenho da sua empresa, principalmente em relação aos seus concorrentes. Essa é uma forma de compreender os negócios que disputam os mesmos clientes que você e de identificar meios para diferenciar-se.
Seja em aspectos como preço, atendimento, comunicação ou experiência oferecida, o método é muito útil para reconhecer os pontos fortes da sua marca e eventuais melhorias. Neste artigo, nós mostramos como fazer um benchmarking competitivo.
Reúna todas essas análises em um posicionamento
Com as informações levantadas, é hora de posicionar-se. Imagine que você tem uma indústria de peças automotivas. As empresas compram dela por conta da resistência? Segurança? Pela flexibilidade na negociação? Rapidez na entrega? Pela qualidade no atendimento?
Perceba que esse tipo de raciocínio pode ser usado em qualquer segmento. A ideia é entender porque os clientes preferem a sua empresa, o que a torna memorável e como ela cumpre o que promete, diferenciando-se de outros concorrentes da mesma área.
Aplique o posicionamento à sua comunicação
Por fim, com o posicionamento de marca traçado, certifique-se de que ele irá guiar a identidade da sua empresa. Isso significa reforçar os atributos analisados acima em todas as suas estratégias de comunicação.
Desde o tom de voz da marca, até suas peças de comunicação e canais de contato, posicione-se de maneira coerente. Neste artigo, você vai entender melhor como gerar valor para o seu negócio por meio de um propósito sólido.
Como as grandes marcas realizam seu posicionamento?
Agora que você já conhece o caminho para compor um posicionamento eficiente, que tal conferir como as empresas famosas aplicam essa estratégia? Veja a lógica utilizada pelas grandes marcas para conectar-se com seu público:
- Coca-Cola: por meio de campanhas como “O lado Coca-Cola da vida” e “Abra a felicidade”, a marca reforça que não é apenas uma bebida. Na verdade, seu consumo incentiva momentos felizes entre amigos e familiares;
- Nike: com o clássico slogan “Just Do It” (Apenas faça isso), a fabricante de materiais esportivos demonstra que seu propósito é incentivar as pessoas a movimentar-se e atingir suas metas;
- Apple: ao posicionar-se como referência em inovação, a empresa se conecta com os entusiastas de tecnologia e posiciona suas soluções como exclusivas. O próprio slogan “Think Different” reforça seu foco inovador;
- Starbucks: mais que vender o melhor café, a empresa quer que as pessoas sintam-se acolhidas. Por isso, os atendentes as chamam pelo nome e o local se denomina “The Third Place”, um espaço além de casa e do trabalho para se reunir e se conectar.
Viu como o posicionamento de marca pode tornar sua empresa única? Precisando de ajuda para começar? Faça um diagnóstico personalizado com a Loopa para descobrir seus principais pontos fortes e fracos e o que pode ser feito para fazer seu negócio prosperar!