Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Core Web Vitals: novas atualizações que podem influenciar o tráfego do seu site

Sua estratégia de marketing digital considera os requisitos do Core Web Vitals? Caso a sua empresa já invista na otimização do seu site, certamente o objetivo é conquistar as melhores colocações nas ferramentas de busca.

Contudo, não podemos esquecer que a intenção do Google é garantir as melhores experiências para os usuários enquanto realizam as suas pesquisas.

Ou seja, as pessoas precisam encontrar o conteúdo que desejam de forma rápida e simples. Nesse sentido, a plataforma está em constante adaptação de seu algoritmo para favorecer quem atende essa demanda. 

O Core Web Vitals é o mais novo avanço e, segundo dados do próprio Google, aqueles que prezam por seus requisitos já garantem uma retenção 24% maior de audiência.

Mas o que isso significa? A seguir, entenda melhor o conceito, sua influência sobre os sites, principais métricas e métodos de mensuração.

O que é Core Web Vitals e como ele afeta o tráfego dos sites?

O Core Web Vitals é um conjunto de indicadores que o Google utiliza para avaliar a usabilidade de uma página e a experiência que ela fornece aos usuários.

Sua criação foi anunciada no início de 2020 para informar aos gerenciadores dos sites sobre os novos requisitos para ranquear melhor na plataforma. A ideia foi integrar todos os pontos que determinam a qualidade de uma página, dando foco à criação de melhores experiências para as pessoas ao invés de métricas puramente técnicas.

Desde então, o Core Web Vitals foi inserido no algoritmo da ferramenta, que passou a privilegiar os sites que garantem uma experiência prática, acessível e fluida aos usuários. Inclusive, ele agora faz parte do conjunto de requisitos de SEO que determinam como será o ranqueamento e o nível de tráfego obtido pelas páginas.

Como você já deve saber, cada prática de SEO possui relevâncias diferentes porém, juntas, todas são decisivas para o sucesso de uma campanha digital. Nesse sentido, o Google indica que um conteúdo de qualidade, e que seja relevante para as pesquisas, não substitui a experiência de página indicada pelo Core Web Vitals. Isso significa que conteúdos melhores se destacam mais, mesmo que o site tenha um padrão de uso pior do que os outros.

Contudo, quando o nível dos conteúdos é semelhante, as páginas com melhores aspectos de usabilidade ganham privilégios, e é nesse ponto que o Core Web Vitals se destaca.

Quais as principais métricas que o Google irá analisar?

O Core Web Vitals tem três métricas principais, que determinam a experiência do usuário. São elas:

  • Largest Contentful Paint (LCP): diz respeito ao tempo que um site leva para carregar;
  • First Input Delay (FID): corresponde ao período que os usuários conseguem interagir com a página;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): trata-se do quão estável é o conteúdo enquanto a página carrega e o usuário interage com ela.

Como já citamos, essas métricas agora são somados a outros fatores que o Google já utiliza para avaliar a qualidade de um site em diferentes plataformas e navegadores.

Isso significa que, além de considerar os elementos do Core Web Vitals, você ainda precisa manter atenção a requisitos como segurança de navegação, otimização para dispositivos móveis, uso de protocolo HTTPS, pop-ups não intrusivos, entre muitos outros.

Confira como fazer sua empresa aparecer nos primeiros resultados do Google

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Como medir o Core Web Vitals do meu site?

Por mais que as mudanças sejam recentes, a boa notícia é que as principais ferramentas de análise de SEO já estão adaptadas ao Core Web Vitals

Isso significa que é possível avaliar as métricas LCP, FID e CLS em plataformas como o Google Search Console e Semrush, por exemplo.

Agora é hora de colocar tudo isso em prática. O primeiro passo é avaliar as métricas LCP, FID e CLS, para ter certeza que o seu site esteja atingindo o necessário. E caso veja que há pontos onde melhorar, já defina um plano de ação das otimizações SEO necessárias. 

Lembre-se: O importante é sempre focar em oferecer a melhor experiência ao usuário! Então, se você achar muito difícil o processo de melhorias em seu site, não abra mão do apoio de quem entende do assunto.

A Loopa é uma agência de marketing digital preparada para atender aos requisitos do Google. Se você quer os melhores padrões de SEO (incluindo o Core Web Vitals) para o seu site, entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

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