Estratégia e Comunicação para Vendas Complexas

Black Friday na indústria: 4 passos para ter sucesso nas vendas

Black friday na indústria: sua empresa está preparada para aproveitar a data mais esperada do ano?

A data, que chegou no Brasil só em 2010, se tornou um dos eventos mais esperados do mercado. 

Sabendo disso, aproveitar a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade, seja para alcançar aquela meta que parecia inatingível e fechar o ano com sucesso ou apenas aumentar ainda mais as vendas.

Porém, por mais que o evento ocorra apenas em novembro, o planejamento antecipado e a preparação adequada podem fazer toda a diferença para que a sua indústria tenha uma Black Friday de sucesso.

Neste artigo, selecionamos algumas etapas e ações estratégicas que podem garantir que sua empresa aproveite ao máximo esse evento tão esperado.  

4 passos para uma Black Friday de sucesso na indústria

1.Defina suas metas 

O primeiro passo de todo planejamento é definir aonde você quer chegar. O que sua empresa deseja atingir com a Black Friday?

Ou seja, ter metas claras é essencial para desenvolver qualquer estratégia. Afinal, ações bem sucedidas dependem de metas bem definidas.

Por isso, estabeleça metas específicas e práticas, como por exemplo:

  • Quantas vendas você quer atingir? 
  • Qual é o total de faturamento adequado?
  • Quanto de lucro você quer adquirir? 

Além de gerar vendas, existem diversas oportunidades atreladas a essa data que podem ser aproveitadas, como o aumento da sua base de leads, o tráfego no seu site, entre outros.

2. Produtos e serviços: o que será ofertado?

Depois de definir as metas, é hora de escolher quais os produtos ou serviços que entrarão na promoção. 

O ideal é ofertar os produtos que já costumam ser procurados e fazem sucesso entre os seus clientes. 

Porém, nada impede de aproveitar a Black Friday para movimentar aqueles produtos que são mais complicados de vender, afinal, estoque parado traz prejuízos.

Além de produtos atrativos, o público espera descontos reais e significativos. Desta forma, é importante ter cuidado para não dar um desconto muito baixo ou até mesmo o “falso desconto” e acabar causando uma impressão negativa para sua marca.

3. Estratégias de divulgação

Após a definição das metas e escolha dos produtos, chegou a hora de definir como será a divulgação das promoções. Para que as vendas ocorram, é imprescindível que a oferta chegue até o consumidor. 

Sabemos que a concorrência é enorme, então é muito importante avisar com antecedência que a sua empresa vai participar da Black Friday. 

Desta forma, cria expectativa e também permite que os consumidores se planejem para aproveitar as ofertas ou até mesmo evitar que acabem comprando de um concorrente.

O ideal é atiçar o interesse do público com ao menos um mês de antecedência.  

Isso se aplica tanto à aquisição de novos leads por meio de estratégias de marketing digital, quanto para relacionamento com a sua base atual.

4. Esteja preparado!

De que adianta gerar demanda se ela não for convertida em vendas? 

Desta forma, treine seu time de vendas e tenha a garantia de uma equipe altamente comprometida e alinhada com a estratégia.

Além do mais, durante a Black Friday o fluxo de acessos é muito maior que o normal e nada é mais frustrante para um consumidor do que desejar comprar algo e encontrar o site de compra fora do ar, por exemplo.

Ou seja, o mesmo vale para o atendimento, produção dos produtos, prazos ou até mesmo estoque. 

Deste modo, é fundamental se preparar para a alta demanda e prevenir quaisquer imprevistos, e dessa forma, evitar qualquer queda na qualidade e na imagem da sua empresa.

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